domingo, maio 16, 2004

Beleza...



O Nascimento da Vênus de Sandro Botticelli

Afinal de contas, o que vem a ser beleza? O que faz com que consideremos uma pessoa mais bela do que outra? A beleza é algo natural ou é realmente um construto social?
Essa é uma questão que não pára de martelar em minha cabeça... Por muito tempo eu compartilhei da opinião-clichê que diz que "beleza não importa", que ela é algo efêmero e que por essa própria fugacidade, não deveria ser considerada algo imprescindível ou fundamental. Mas, sejamos honestos, é claro que beleza importa (e você começa a se certificar disso quando ela lhe falta - risos); pra que negar? Ok, uma pessoa mais determinista diria "Na natureza é assim: os machos adornam-se para atrair as fêmeas e, os mais belos acabam sendo os escolhidos". Esse argumento é válido. Isso só corrobora os argumentos que a
Karen me deu essa noite antes de irmos ao cinema. Há algo químico nessa percepção da beleza, algo que faz com que nos sintamos atraídos por esta ou por aquela pessoa. Mas o homem, além de animal, é também um ser social; e isso faz uma grande diferença. A vida moderna faz com tenhamos uma tendência a ver tudo de maneira fracionada: somos levados a acreditar, por exemplo, que temos uma vida profissional, uma vida sentimental, uma vida espiritual etc, etc... Mas se somos apenas um ser, como podemos ter tantas vidas?
A aparência externa é nossa primeira impressão, aquela que deixamos a todos que entram em contato conosco. Mas o que vemos atualmente é que essa primeira impressão é só o que fica. Há - e não digo nenhuma novidade - uma supervalorização do físico em nossos dias. Mas cada vez mais tenho percebido que sentir-se atraído fisicamente por alguém não é o que determina a (ou pelo menos a minha) percepção de beleza. Sim, disse percepção porque acredito que ela dependa da avaliação ou julgo de outrem. A beleza não existe por si só (a meu ver); ela não é. Existem aqueles que pensariam que a beleza é "universal"; mas, realmente, não acredito nesse conceito. Se lhe trouxessem uma aborígene de uma tribo australiana, com dois pivôs faltando na frente, peitos caídos e cabelo engrunhado e lhe dissessem que ela é o padrão de beleza da tribo, você acreditaria que a beleza é universal?


Beleza Universal?

Construímos nossa visão do belo. Na construção do que chamamos de "Beleza" vemos a relação que elementos de natureza formal e outros fatores (que poderíamos chamar genericamente de conteúdo - apenas para opor ao conceito de forma) possuem e de que, quanto maior for sua interdependência, mais provavelmente aquilo que chamamos de belo aparecerá. Portanto, para que consideremos uma coisa bonita, fatores internos e externos estão em questão, não é? Pois é, mas e se um deles faltar? Aparência e essência (olha os clichês aí, gente!!!) são conceitos interdependentes quando falamos de beleza?
Credo, estou muito complicado... É que eu realmente tenho dúvidas do que vem a ser essa coisa que chamamos de beleza. Sabe o que mais? Acho que estou às voltas com tudo isso porque estou me sentindo (ou será que é porque sou) feio (risos)!